Comitê de Competitividade quer acelerar processo de abertura de novos negócios em Alagoas

Comitê
Comitê de Competitividade quer acelerar processo de abertura de novos negócios em Alagoas

Alinhamento entre os órgãos do conselho faz parte da atuação do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte


O Comitê de Competitividade do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FEMPE) realizou, nessa quarta-feira (4), a primeira reunião ordinária entre os membros, com o objetivo de discutir a desburocratização na abertura, encerramento e renovação de novos negócios e potencialidades no cenário de empreendedorismo no estado. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), localizada no bairro do Jaraguá.

Retomado pela Sedetur em 2017, o Fórum propõe a parceria com diversos atores do segmento econômico na elaboração de políticas públicas eficientes, e que apresentem resultados expressivos para as demandas dos empresários alagoanos.

“O comitê retoma as atividades para acelerar o processo de abertura dos novos negócios. Precisamos alinhar os serviços disponíveis e aumentar o apoio do poder público e privado, dialogando com o empreendedor para oferecer funções que sejam, de fato, facilitadoras.”, afirmou a Superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Gisele Mascarenhas.

Na ocasião, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Sedetur, Olívia Tenório, destacou a importância da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

"Alagoas já foi considerado o melhor estado do país em relação à qualidade do ambiente para desenvolvimento da Redesim. A plataforma concentra os serviços de órgãos públicos, buscando facilitar a abertura de novos negócios. Nesse sentido, simplificar a burocracia e inserir novas funções na plataforma é um grande incentivo para o empreendedorismo”, destacou

O encontro contou, ainda, com a presença dos representantes da Junta Comercial de Alagoas (Juceal), do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Texto de Beatriz Carvalho
Foto: Ascom Sedetur