Mulheres em cena: SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio chega a Itacaranha

Mulheres
O público poderá assistir de forma gratuita o espetáculo SOBEJO e diversas atividades de combate ao feminicídio, à violência doméstica e de gênero

O público poderá assistir de forma gratuita o espetáculo SOBEJO e diversas atividades de combate ao feminicídio, à violência doméstica e de gênero

 

Idealizado pela atriz, mediadora e produtora cultural Eddy Veríssimo, o projeto SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio estreia no dia 02 de agosto. O evento contará com as poetas Jaqueline Santos e Myriam Santana, além das convidadas Isabela Conde e Marizete Pires, que são atuantes no combate à violência contra a mulher. Compromissado com acessibilidade para todos os públicos, o projeto oferece recursos de audiodescrição e interpretação em Libras. As ações acontecerão a partir das 14h, no Colégio Estadual Clériston Andrade, no bairro de Itacaranha. 

cd8e95c0-0147-41a0-8b8c-fd511a051afc

 

Será um dia com diversas ações voltadas para o combate à violência doméstica, de gênero e ao feminicídio. Nesta primeira apresentação do projeto, a atriz Eddy Veríssimo recebe duas palestrantes e ativistas no combate violência contra a mulher e são elas:  Isabela Conde que é presidente da ONG Ampara Mulher e membro da comissão dos direitos das Mulheres na ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia); e Marizete Pires, coordenadora da ONG Mulher Por Mulher e Presidente do Conselho Distrital do Subúrbio Ferroviário.

 

O projeto também convida toda comunidade e região do subúrbio para assistir “SOBEJO: Processo Indeferido”, websérie de cinco episódios que discute as formas de violência doméstica. Além disso, com temática similar, haverá uma apresentação do monólogo SOBEJO que conta a história de Georgina Serrat. Poetas e artistas locais também irão se apresentar,  além de microfone aberto ao público. Todas as ações são gratuitas.

 

Saraus, websérie, espetáculo, mediação cultural e debates com lideranças comunitárias é o que vai acontecer durante a realização do projeto que também fará as próximas apresentações nos bairros da região como Paripe, Plataforma e Ilha de Maré. O público acompanhará o protagonismo de mulheres fazedoras de cultura que se apresentarão nas comunidades de forma gratuita promovendo debate sobre assuntos relacionados à violência doméstica, gênero e direitos das mulheres.

 

Eddy Veríssimo, idealizadora do projeto, destaca a importância de abordar esta pauta sensível em seu trabalho, pois é uma realidade enfrentada por muitas brasileiras. Segundo a atriz, “é crucial trazer esse tema de grande relevância, principalmente para mim enquanto artista e mulher negra, utilizo minha arte para dialogar com tantas outras mulheres e chamar a atenção delas para os sinais de violência doméstica e de gênero”, completa a produtora cultural.

 

SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio é um projeto que nasce com diversas linguagens artísticas e por meio da arte-militância tem o objetivo de levar para o Subúrbio debate, reflexão e formatos lúdicos como ferramenta para promover acesso e conscientização referente aos sinais da violência doméstica e de gênero. Com uma equipe predominantemente feminina, o projeto exemplifica a potencialidade e desempenho das mulheres nas mais diversas áreas de atuação, desde os bastidores à execução. Para mais informações, basta acessar o perfil do projeto @sobejo.espetaculo.

 

SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

SERVIÇO

O quê? SOBEJO - Arte e Empoderamento no Subúrbio
Quando? sexta-feira, 02/08
Que horas? 14h

Onde? Colégio Estadual Clériston Andrade, em Itacaranha.

Quanto? Gratuito

Informações: Linklist de @sobejo.espetaculo

 

Texto - Scila Brito