Pela primeira vez em Paulo Afonso mulheres são contempladas com cirurgias de redução de mamas

Pela
Pela primeira vez em Paulo Afonso mulheres são contempladas com cirurgias de redução de mamas

Dores severas nas costas, no pescoço e nos ombros, problemas posturais, hérnia, autoestima baixa, depressão, impossibilidade de realizar algumas tarefas diárias comuns para muitas pessoas e até vergonha dos próprios companheiros/esposos.

Essas são algumas das diversas queixas comuns entre as mulheres que sofrem de gigantomastia, uma condição rara caracterizada pelo crescimento excessivo, rápido e desproporcional das mamas, frequentemente associada a fatores hormonais, genéticos ou gestacionais.

A principal solução para este problema é a mamoplastia redutora (gigantoplastia), que remove o excesso de tecido, aliviando o peso e melhorando a qualidade de vida.

Por ser de custo alto, a gigantoplastia (ou mamoplastia reparadora) é um sonho inalcançável para muitas mulheres. Mas neste mês de fevereiro, a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com órgãos estaduais, federais e instituições privadas trouxe, pela primeira vez na Bahia, o Mutirão de Gigantoplastia para mulheres que almejavam a redução mamária.

A Secretaria de Saúde do município realizou triagem com mulheres que haviam solicitado a cirurgia e, para esta primeira etapa do mutirão, foram selecionadas oito, com casos mais severos da gigantomastia.

Uma das cirurgiadas foi a Mislene Martins, que relatou que sofria bullying, principalmente por parte de outras mulheres, por causa do tamanho das mamas.

Para Camila Feitosa, que também passou pela cirurgia, o que mais a incomodava era não conseguir amamentar os filhos – “Eu optava por não dar de mamar porque eles ficavam sufocando por causa do tamanho da mama”.

A primeira etapa de cirurgias aconteceu nos dias 14 a 17 de fevereiro deste ano, no Hospital Núcleo Vida, em Paulo Afonso. A triagem para a próxima etapa será comunicada em breve pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Paulo Afonso.

Para a secretária Municipal de Saúde, Isabele Bentemuller – “Estas cirurgias vão muito além de uma questão estética. Estas mulheres estão recuperando a qualidade de vida e a autoestima. Os relatos delas são emocionantes, muitas sofrem com a gigantomastia desde a adolescência e, agora, estão se livrando, literalmente, deste peso na vida delas”.

O mutirão de mamoplastias reparadoras é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso com o Sistema Único de Saúde (SUS) – Governo Federal, Governo Estadual, Instituto Setes e Hospital Núcleo Vida.

Foto: Ascom/PMPA